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Os Correios é a principal opção para quem deseja realizar vendas com envios para todo o Brasil. Para que a entrega seja bem sucedida, é preciso atentar-se ao funcionamento e as principais regras dos Correios. 

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Mas, antes de iniciarmos, é importante que você entenda alguns termos

  • Objeto (pacote / encomenda): Refere-se ao item que está sendo enviado.
  • Remetente: É a pessoa ou empresa que envia o objeto.
  • Destinatário: É a pessoa que irá receber o objeto enviado pelo remetente.

O que é os Correios?

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mais conhecida como Correios, é a estatal brasileira responsável por envios e entregas de correspondências e encomendas. A empresa atua em todo o território nacional, com mais de 6 mil postos de atendimento próprio e cerca de 90 mil funcionários.

Para ter frete com valores mais econômicos, é recomendado que você possua um contrato próprio com os Correios ou utilize um intermediador, como o Melhor Envio, Nuvem Envio ou os marketplaces.

Quanto custa o envio?

É importante a realização do simulado de frete para ter uma ideia mais precisa, pois o preço do envio depende de alguns fatores, são eles:

  • Distância entre o CEP do remetente e do destinatário
  • Modalidade de envio e serviços adicionais
  • Peso e dimensão do objeto

Quem paga o frete?

Geralmente é o seu cliente, no momento que ele realiza a compra no seu e-commerce. Caso você ofereça frete grátis ao consumidor, o custo será da sua empresa. O pagamento deste frete aos Correios poderá ocorrer das seguintes formas:

  • Convencional: Pagamento na hora da postagem
  • Intermediador: Pagamento antecipado (crédito)
  • Contrato próprio: Pagamento mensal

Envios proibidos e restritos

É uma norma adotada pelos Correios para impedir ou limitar o transporte de determinadas mercadorias, sejam elas perigosas ou não, por questões de segurança. Essas normas são estabelecidas com base nas leis federais. Conheça a diferença entre envios proibidos e restritos:

  • Proibidos: Refere-se a itens que por lei não podem ser transportados, por exemplo, ilegais; ou que os Correios não dispõe dos recursos necessários para o transporte, por exemplo, produtos perecíveis e fétidos, inflamáveis, corrosivos, objetos fora do padrão, etc.
  • Restritos: São aqueles que precisam de cuidados especiais para o transporte e geralmente o remetente ou destinatário possui um contrato com os Correios. Por exemplo: produtos líquidos e pastosos, joias e pedras preciosas, medicamentos, etc.

Modalidades de envio

Refere-se ao serviço de entrega que será contratado. Confira as principais modalidades de envio dos Correios para e-commerce, suas respectivas características e limites:

PAC

Modalidade econômica e popular para envio de produtos:

  • 10 dias úteis para entrega
  • 2 tentativas de entrega
  • Até R$ 3.000,00 valor segurado

SEDEX

Modalidade para entregas rápidas de produtos e documentos.

  • 5 dias úteis para entrega
  • 3 tentativas de entrega
  • Até R$ 10.000,00 valor segurado

Serviços Adicionais: Os Correios oferecem a opção de entrega em Mão Própria (MP), Aviso de Recebimento (AR) e seguro (valor declarado) para qualquer uma das suas modalidades.

ATENÇÃO: Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas de entrega, a encomenda ficará disponível para retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos. Caso o destinatário tenha recusado o recebimento ou não busque o pedido no prazo citado acima, a encomenda será devolvida ao remetente. Existe também a possibilidade do remetente solicitar a suspensão da entrega, para que o pedido retorne para o seu endereço.

Embalagens, peso e dimensão

Embalar e acondicionar produtos para envio é muito importante, pois garante que eles cheguem ao destino final em perfeitas condições. Para isso, é importante seguir o padrão de embalagens estabelecido pelos Correios.

Vale destacar que o remetente é exclusivamente responsável pela embalagem e acondicionamento do produto. Portanto, utilize embalagens resistentes para suportar o peso do produto e as condições de transporte, garantindo assim que ele chegue ao destino final intacto.

  • Embalagens: precisa ser de uma cor neutra e sem exposição visual ou textual não prevista em contrato.
    • Caixa (preferência papelão)
    • Envelope (preferência plástico com lacre)
    • Pacote (embrulho retangular em papel pardo)
  • Acondicionamento: Garanta que a mercadoria esteja bem protegida dentro da embalagem, evitando avarias.
    • Fita adesiva e adesivo (produto frágil)
    • Saco canguru para Nota Fiscal
    • Plástico bolha ou emborrachado
    • Papel, Isopor, espumas ou almofada de ar

Os Correios possuem limite de peso, altura, comprimento e largura para postagens. Caso exceda o limite de peso ou dimensão, existe a possibilidade de separá-los em volumes, enviando a encomenda em mais de uma embalagem. Conheça os limites de peso e dimensão para postagem nacional:

  • Peso: Até 30kg
  • Altura: 1cm (envelope) ou 4cm (caixa/pacote) até 100cm
  • Largura: 10cm até 100cm
  • Comprimento: 15cm até 100cm

Atenção: A soma dos três lados não pode ser menor que 26cm e nem ultrapassar 200cm.

Documentos exigidos

É necessário que o remetente apresente na agência dos Correios, a nota fiscal eletrônica ou declaração de conteúdo do objeto a ser postado, bem como a etiqueta de postagem e sua identificação.

Atenção: Cole a etiqueta de postagem na borda da face de maior área da embalagem. Dobre a declaração de conteúdo ou nota fiscal (deixando visível a parte que exibe o código de barras e número da chave da NFe), adicione em um envelope plástico transparente e cole na embalagem.

Postagem e acompanhamento

O remetente poderá realizar a postagem em qualquer agência dos Correios. Geralmente, encomendas postadas até às 15h costumam já ser despachadas no mesmo dia. Caso você possua um contrato, próprio ou por intermediação, existe a possibilidade dos Correios realizarem a Coleta na sua empresa. Vale destacar que durante o transporte poderá ocorrer fiscalização por parte dos Correios ou órgãos competentes.

Os Correios disponibilizam um serviço de rastreamento de pedidos, que permite acompanhar o status da entrega pelo código de rastreamento. Acesse https://rastreamento.correios.com.br e informe o código.

Indenizações

Os Correios possuem uma política de indenização aos seus clientes em caso de eventuais problemas. Essa medida visa garantir a satisfação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados e auxiliá-los na reparação de danos sofridos.

Os procedimentos para requerer a indenização variam de acordo com cada situação e sua solicitação ocorre através do site da empresa. Conheça abaixo os principais tipos de indenizações disponíveis:

  • Atraso: Caso o atraso tenha ocorrido por falha dos Correios, a indenização será entre 5% e 15% sobre os valores pagos na postagem. 
  • Extravio, roubo ou entrega indevida: A indenização cobrirá os valores pagos na postagem e o valor declarado (caso contratado). 
  • Espoliação, avaria total ou parcial: Indenização conforme resultados das apurações realizadas pelos Correios. 
  • Serviços não prestados: Serão restituídos os valores postais pagos, acrescidos dos serviços adicionais, se contratados.

Logística reversa

Acontece quando a encomenda foi entregue pelos Correios, mas por algum motivo o consumidor precisará realizar a troca ou devolução de mercadorias. Esse procedimento é chamado de logística reversa.

Na prática, o vendedor deverá fornecer ao consumidor um código de autorização de postagem, arcando previamente com os custos do novo envio. O consumidor deverá dirigir-se até uma agência dos Correios com o pacote devidamente embalado e código de postagem em mãos, além da Nota Fiscal de Devolução (gerada pelo vendedor) ou declaração de conteúdo.

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