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Este artigo apresentará dicas para o cadastramento de anúncios em diversos canais de e-commerce, como lojas virtuais e marketplaces. Embora as dicas sejam aplicáveis para diferentes canais, é importante ressaltar que cada plataforma pode ter regras específicas a serem consideradas. 

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Primeiramente, é essencial que você conheça profundamente os produtos que pretende vender, afinal, como falar ou escrever sobre um produto que você pouco conhece? Portanto, estude os itens antes de iniciar o cadastramento.

No e-commerce, o cadastro do produto ao ser divulgado é chamado de anúncio. O objetivo é convencer o consumidor que seu produto é o ideal para ele e o seu anúncio é o melhor lugar para essa aquisição. Para que isto aconteça, seu anúncio precisa ser excelente, ao ponto do consumidor não ter dúvidas ou necessidade de falar com algum atendente.

Tipos de cadastro

Refere-se aos diferentes formatos de anúncios que um vendedor pode criar para seus produtos em uma plataforma de e-commerce. Sendo os principais tipos de cadastro:

  • Produto simples: Significa que o produto é único, ou seja, ele não possui outras opções como cor e tamanho, ou mesmo que exista, você comercializa apenas uma opção.
  • Produto com variação: É o produto que possui variações de cor, tamanho, volume ou voltagem, por exemplo. Ele funciona como um agrupamento de itens, onde o cadastro principal é conhecido como produto pai e suas variações são chamadas de produtos filhos. Cada variação terá seu código e estoque diferenciados, podendo também ter um preço e imagens diferentes, por exemplo.

Outro tipo de cadastro muito comum no e-commerce é o “kit”. Consiste em agrupar vários itens relacionados em um único anúncio. 

Como vendedor, você pode criar um pacote contendo produtos complementares ou variados, oferecendo aos clientes a opção de comprá-los juntos em uma única transação. Isso pode aumentar o valor médio de compra e proporcionar uma experiência de compra mais conveniente para os clientes. 

Ao cadastrar um kit, é essencial descrever os itens incluídos e suas respectivas quantidades, seus benefícios e oferecer um preço atraente para incentivar as vendas.

Caso você seja um prestador de serviços ou comercialize produtos digitais, em alguns canais de e-commerce existe a opção de cadastro do tipo “virtual”, um tipo de produto que não possui forma física, sendo intangível. 

Dicas gerais

Ao realizar o cadastramento de produtos, faça pensando no seu público alvo e no algoritmo das plataformas, além de respeitar a legislação e as regras dos canais que você deseja expor os anúncios. Confira algumas dicas:

  • Evite cópias, produza os textos e imagens do seu anúncio. Se for necessário copiar, utilize o conteúdo fornecido pelo fabricante ou fornecedor; 
  • Aplique adequadamente as técnicas de SEO, principalmente palavras-chaves (termos que você deseja ser encontrado quando o consumidor estiver pesquisando); 
  • Tenha cuidado com a gramática e evite caixa alta (ESCREVER TUDO EM MAIÚSCULO); 
  • Evite escrever termos proibidos (promoção, oferta, desconto, frete grátis, etc). Elas possuem campos e funcionalidades exclusivas para isso; 
  • Defina um padrão para seu catálogo de produtos, dessa forma o usuário não ficará confuso ao navegar pela sua lista de produtos; 
  • Não exponha dados externos de contato, como telefone, e-mail, redes sociais, endereço físico ou links, mesmo que seja do fornecedor na embalagem (no marketplace, essa prática pode gerar banimento do anúncio ou da conta). 
  • Pesquisa de Concorrentes: Analise os anúncios de seus concorrentes para identificar pontos fortes e fracos, isso pode ajudar a melhorar suas próprias estratégias. Entretanto, seja cauteloso ao compará-lo com sua empresa, lembre-se que vocês estão em momentos distintos e caso encontre práticas incorretas ou impróprias, evite replicar. 

Título do anúncio

Este é um dos principais recursos de busca para os consumidores, além disso, será a descrição do produto na nota fiscal ou declaração de conteúdo, portanto, elabore-o bem!

  • Tamanho: até 120 caracteres (ideal entre 30 e 60 caracteres); 
  • Estrutura: seja explícito, recomendamos a seguinte estrutura
    • Nome do produto (o que é o produto?) 
    • Marca (nome da marca) 
    • Especificação (linha, modelo, referência, etc) 
    • Informação relevante (tamanho, cor, palavra-chave, etc)

Descrição

Local onde você deverá descrever com o máximo possível de detalhes o seu anúncio, além de persuadir os consumidores. 

  • Tamanho: até 1.000 caracteres (ideal entre 300 e 500); 
  • Destaque as vantagens, os benefícios e o diferencial do produto; 
  • Descreva o produto com o máximo de detalhes (material, composição, atributos, etc); 
  • Ensine como utilizar o produto e informe se houver contraindicação; 
  • Use adequadamente as palavras-chave; 
  • Informe as medidas para que o consumidor tenha noção da dimensão do produto; 
  • Utilize palavras sensoriais para estimular a imaginação do tato, paladar, olfato, audição e visão; 
  • Formate o texto para facilitar a leitura.

Imagens do anúncio

Utilize imagens de qualidade para expor seu produto e chamar a atenção para ele.

  • Quantidade: anexe entre 01 e 10 imagens (ideal entre 03 e 05)
    • Capa: foto still (imagem do produto com fundo branco computadorizado). Expondo apenas o que está sendo ofertado no anúncio. 
    • Demais imagens: ângulos diferentes do produto, ambientado ou em ação.
  • Formatos: JPEG, JPG ou PNG; 
  • Proporção: Quadrada, 1:1 (altura e largura mesmo tamanho). 
  • Resolução: mínimo 800 X 800 px (ideal 1000 X 1000 px); 
  • Tamanho do arquivo até 2mb; 
  • Evite marca d’água (logotipo) e dados externos (contato); 
  • Renomeie o arquivo antes de anexá-lo.

Vídeo

Incluir vídeos no anúncio transmite mais segurança ao consumidor em relação às características do produto.

  • Invista na qualidade da imagem e som, além de garantir um bom cenário (neutro);
  • Grave com a câmera na horizontal;
  • Duração de 10 até 60 segundos;
  • Recomendamos que poste o vídeo no YouTube e utilize o link dele (Na Shopee poderá fazer o upload do vídeo).

Categoria e subcategorias

É com uma boa estrutura de categorias e subcategorias que você garante que as pessoas certas encontrem o seu produto e realizem a compra. Exemplo:

  • Categoria principal (Maquiagens)
    • Subcategoria (Lábios)
      • Sub da sub (Batom)

Ficha Técnica

Ficha técnica é um resumo detalhado das especificações, características e atributos essenciais de um produto. Na grande maioria dos canais de e-commerce, a ficha técnica servirá também como filtro para que o consumidor, no momento da procura, encontre o produto exato. Por exemplo:

  • Atributos: são características específicas e relevantes que descrevem as propriedades de um produto. Por exemplo, creme para pentear, possuem os atributos:
    • Vegano: Sim ou Não
    • Tipo de cabelo: Crespo, Liso, Cacheado
  • Marca: um dos fatores determinantes para a decisão de compra do cliente, por isso deve ser corretamente preenchida.
  • Linha / Modelo / Referência: É comum uma marca trabalhar com diversas linhas, modelo ou referência de produtos; os clientes precisam saber dessa informação.
  • Garantia: Se houver, é importante informar o tempo exato de garantia ofertado pelo fabricante ou por sua empresa. 

Peso e dimensão

Para que seja possível calcular o frete, você precisa informar previamente o peso e dimensão do item já embalado, ou seja, peso bruto e dimensão do pacote de envio e não do produto.

  • Peso: O peso líquido refere-se à quantidade física do produto que o consumidor está adquirindo, por exemplo 300ml de perfume ou 300g de creme. Caso o peso líquido seja irrelevante para o seu produto, deixe este campo em branco. Já o peso bruto é a soma do peso do produto com a sua própria embalagem + acondicionamento + embalagem de envio. Caso não saiba o peso exato, faça uma projeção e nunca deixe esses campos vazios ou distante do peso correto, afinal, ele impacta diretamente no preço do frete. 
  • Dimensão: refere-se às medidas de altura, largura e comprimento da embalagem de envio, para cálculo do frete.

Códigos do produto

Os códigos são cruciais para a correta identificação de um produto. O consumidor, o algoritmo da plataforma e o fisco utilizam também esses códigos como referência em diversas situações:

  • ID: Código exclusivo dado pela plataforma de e-commerce para o seu anúncio.
  • SKU: É o seu código interno. 
  • MPN (Código do Fabricante): Esse código é individual e específico para cada produto do fabricante. Geralmente é um código alfanumérico, que se existir, estará na embalagem do produto e nota fiscal de compra.
  • GTIN / EAN (Código de Barras): São padrões numéricos que identificam um produto, geralmente o GTIN / EAN ficam abaixo dos códigos de barra, formados em média por 13 dígitos (padrão Brasil). Recomendamos que utilize o GTIN / EAN fornecido pelo fabricante e devidamente registrado no Cadastro Nacional de Produtos (CNP). Caso não possua código de barras, você pode deixar em branco ou, se for preciso, adquirir esses códigos junto ao GS1 Brasil, que é o órgão responsável pela regulamentação dos códigos.
  • NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): É um código composto por 8 dígitos que ajuda a identificar produtos em circulação nos países que fazem parte do Mercosul, dentre eles o Brasil. Você encontra-o na nota fiscal de compra ou consultando no Siscomex.
  • CEST (Código Especificador da Substituição Tributária): Ele possui 7 dígitos e serve para separar dentro de um mesmo NCM os produtos que têm, ou não, substituição tributária de ICMS. Você encontra-o no XML da NF de compra ou consultando no Confaz.
  • Origem: É a origem da mercadoria (nacional ou estrangeira). Ele é classificado em código de 0 a 8 e pode ser encontrado na nota fiscal de compra ou consultando o fabricante.

Preço

O preço de venda refere-se ao valor de comercialização do produto. Utilize o campo preço promocional se desejar criar uma promoção. 

No mundo do e-commerce, existe uma certa “guerra por preço”. Recomendamos que seus preços sejam compatíveis com o mercado, desta forma aumentam suas chances de vendas. O segredo de uma boa venda, está em uma boa compra! Portanto, busque sempre por novos fornecedores e lute para fazer compras com um custo menor e possa oferecer melhores condições na sua oferta ou obter melhor lucro.

Estoque

O cadastro e controle de estoque são essenciais para o seu anúncio, pois garantem que você tenha informações precisas sobre a disponibilidade dos produtos. Isso evita vender itens indisponíveis, aumenta a credibilidade com os clientes e ajuda a otimizar a gestão do seu negócio. Um estoque bem controlado é fundamental para garantir uma experiência positiva ao cliente e o sucesso das vendas.

Comentários

  • Cadastro de produtos no Tiny ERP » Fornecendo

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