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Com a popularização da internet, as pessoas passaram a fazer cada vez mais compras online, o que tornou o e-commerce uma ótima opção para quem quer vender produtos e serviços. No entanto, para quem não está acostumado com esse tipo de venda, pode ser um pouco difícil entender como funciona. Por isso, neste artigo, vamos abordar os conceitos básicos do e-commerce, os tipos de e-commerce e os principais canais de venda.

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O que é e-commerce?

O termo “e-commerce” é uma abreviação do inglês “electronic commerce”, que em português significa comércio eletrônico. Consiste na venda de produtos e serviços através de equipamentos eletrônicos, geralmente conectados à internet.

Tipos de e-commerce

Para quem você irá vender? A resposta desta pergunta será o seu tipo de e-commerce. É essencial ter isso definido para que seja possível montar a estrutura fiscal, operacional e de marketing da sua empresa. Podemos distinguir os tipos de comércio eletrônico através dos setores de atuação, sendo os tipos mais comuns:

  • B2B (Business-to-business): É quando uma empresa vende produtos ou serviços para outra empresa.
  • B2C (Business-to-consumer): É o tipo mais popular de e-commerce, onde as empresas vendem produtos ou serviços diretamente para os consumidores.
  • C2C (Consumer-to-consumer): É quando os consumidores vendem produtos ou serviços uns para os outros.
  • B2B2C (Business-to-business-to-consumer): É quando uma empresa realiza vendas para outras empresas e também para o consumidor final.

Canais de e-commerce

Refere-se ao local onde você pretende realizar as vendas online, podendo ser utilizado tanto para venda direta, quanto para venda indireta. Cada canal possui um objetivo e público específico, que precisa ser identificado para que a sua empresa possa estar presente onde há maior probabilidade de conversão.

É importante estudar bem o funcionamento de cada canal e escolher aqueles em que a empresa tem maior afinidade com o seu público alvo. Assim, será possível obter resultados muito mais satisfatórios.

Loja virtual

é um site que realiza vendas online. Estamos falando do seu próprio site, o principal canal de uma empresa na internet! O local onde você deverá direcionar seus clientes, seguidores das redes sociais e usuários do Google para comprar diretamente com a sua empresa. Nele, o consumidor consegue realizar o pedido sem auxílio de um vendedor. 

Você estabelece previamente as condições para venda online, respeitando a legislação brasileira. O seu catálogo de produtos deve ficar exposto com todas as informações necessárias; o cliente escolhe os itens, informa o endereço de entrega e realiza o pagamento online. Você receberá o pedido na sua plataforma de loja virtual e deverá realizar o envio dos itens adquiridos. 

É importante disponibilizar um bom serviço de atendimento ao cliente, respondendo rapidamente possíveis dúvidas e solicitações, seja no pré ou pós-venda.

Marketplace

É uma evolução da loja virtual, trata-se de um enorme site de vendas. Marketplace pode ser definido como um shopping virtual, pois reúne diversas lojas em um mesmo local. Atualmente contamos com diversos marketplaces operando no Brasil, alguns atuam com diversos segmentos, enquanto outros possuem um segmento específico. 

Canais como Mercado Livre, Amazon, Shopee e AliExpress já nasceram marketplaces, ou seja, foram planejados e desenvolvidos especificamente para servir como um conector entre vendedores e compradores. Enquanto a grande maioria dos demais canais, tornaram-se marketplace com o passar do tempo, a exemplo do Magalu. Por fim, também precisamos citar os grupos que gerenciam vários marketplaces, e entregam mais de um canal de venda para os vendedores, como é o caso do Americanas Marketplace (Americanas, Submarino e Shoptime) e Via Marketplace (Casas Bahia, Extra e Ponto). 

Alguns marketplaces aceitam vendedores pessoa física de forma inicial, se for o seu caso, tenha em mente que futuramente você precisará ter um CNPJ para conseguir crescer na plataforma e se adequar a legislação nacional. Enquanto outros marketplaces exigem que você seja uma pessoa jurídica (inclusive MEI), emita nota fiscal das vendas e possua uma conta bancária PJ. 

Após realização cadastral e aprovação no marketplace desejado, você receberá um login e senha de acesso à plataforma. Os principais envolvidos e suas respectivas funções no funcionamento de um marketplace são:

  • Comprador: Chamado também de cliente, consumidor ou usuário. É beneficiado com a comodidade de encontrar todos os produtos que precisa em um único lugar, o que facilita a procura pela melhor oferta.
  • Vendedor: Chamado também de anunciante, seller ou lojista. Sua função é gerenciar seus anúncios e produtos, realizar a expedição dos pedidos de venda e prestar atendimento aos compradores.
  • Transportadora: É a empresa responsável pelo transporte dos pedidos. Sua missão é receber a encomenda do vendedor e entregá-la ao comprador.
  • Marketplace: Refere-se a empresa detentora do canal de e-commerce. Responsável pela intermediação de todo o processo. Cabe a ela atrair usuários para a plataforma, gerenciar os pagamentos e cuidar de toda estrutura sistêmica, por exemplo.

Aplicativo

Também chamado de app, aplicativo é um software desenvolvido para executar tarefas específicas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Geralmente, os aplicativos são baixados através das lojas de aplicativos oficiais dos dispositivos, como o Google Play para Android e o App Store para iOS. Alguns aplicativos também podem ser baixados diretamente do site da empresa que os desenvolveu. 

Com um aplicativo da sua loja virtual, você pode estar sempre presente no bolso dos seus clientes! As versões para celulares Android e iOS permitem que seus clientes acessem sua loja em qualquer lugar e comprem seus produtos com apenas alguns cliques. Além de facilitar as compras, um aplicativo também pode ser uma ótima ferramenta de marketing, permitindo que você envie mensagens diretamente para o celular de seus clientes e ofereça descontos exclusivos.

Buscadores

São ferramentas essenciais na internet. Trata-se de um mecanismo de pesquisa que possibilita aos usuários encontrarem facilmente o que estão procurando na internet.

Eles são importantes para o seu comércio eletrônico porque podem ajudar as pessoas a encontrarem seus produtos e serviços que, de outra forma, talvez não conseguissem encontrar. Vale destacar que os buscadores web geralmente direcionam o usuário para o seu canal de e-commerce.

Os buscadores web também podem ser usados para campanhas e publicidade. Confira abaixo os principais tipos de buscadores para produtos e serviços: Rede de pesquisa (Google, Bing e Yahoo), comparadores de preço (Google Shopping, Buscapé e Zoom) e  Classificados online (OLX, Zip Anúncios e Fornecendo).

Redes sociais

São plataformas online que permitem que as pessoas se conectem, compartilhem conteúdo e interajam uns com os outros. Elas são extremamente populares e podem ser usadas para fins pessoais ou profissionais.

As redes sociais são canais importantes para o e-commerce, pois permitem o estabelecimento de um relacionamento com os clientes. É importante produzir conteúdo de qualidade que os atraia para a sua loja virtual e incentivem à compra. Além disso, as redes sociais também podem ser utilizadas como plataformas para anúncios e promoções, o que pode gerar aumento nas vendas. 

As redes sociais mais populares no Brasil são: WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook, Tiktok, Messenger, LinkedIn, Pinterest, Twitter e Snapchat.

E-mail e SMS

Considerado como meio de comunicação mais formal na internet, o e-mail é um serviço de mensagens eletrônicas que permite aos usuários enviar e receber mensagens, além de pequenos arquivos em anexo. Um endereço de e-mail bem escolhido, preferencialmente profissional (contato@suaempresa.com.br), transmite credibilidade e seriedade para sua empresa. 

O e-mail pode ser utilizado como canal de e-commerce. Ele oferece a vantagem de estabelecer uma relação mais próxima com a sua base de contato, facilitando o envio de notificações, ofertas e promoções através de automação de marketing, uma técnica que consiste no envio automático de mensagens personalizadas aos clientes, baseado em determinadas ações realizadas pelos destinatários (por exemplo, abrir ou clicar em um link). 

O SMS pode ser utilizado também como canal de e-commerce dentro da sua estratégia de automação de marketing, sendo útil no envio de pequenas mensagens. o SMS é uma forma rápida e eficiente de se comunicar com os clientes, garantindo que eles recebam as informações desejadas em tempo real.

Plataformas de e-commerce

As plataformas de e-commerce são como os “cérebros” por trás do e-commerce. Elas são sistemas que cuidam de toda a parte técnica e organizacional para que os empreendedores possam vender seus produtos online de maneira eficiente. 

Imagine que você quer abrir uma loja virtual, mas não sabe como criar um site, configurar um sistema de pagamento ou lidar com questões de logística. É aí que entram as plataformas para loja virtual, como Nuvemshop e Tray! Elas fornecem tudo o que você precisa para montar sua loja online sem precisar ser um expert em tecnologia. 

Outro exemplo são os marketplaces, eles possuem painéis administrativos específicos para os vendedores gerenciarem suas atividades, esses painéis também são considerados plataformas.

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